A VIDA É FEITA DE MOMENTOS... TÔ FAZENDO A MINHA HISTÓRIA!!!



sexta-feira, julho 06, 2012

Cuiabá, MT

Depois de uma semana não muito agradável em São Paulo, consegui antecipar minha passagem e já estou no Mato Grosso!
Cuiabá é a 21ª capital brasileira que eu passo à conhecer, concluindo a região Centro-Oeste em 100%.
Quente e caótica. As obras para a Copa fez a capital se afogar em transito, que à qualquer hora do dia mostra sua cara.
Mas o título de "Cidade Verde" não é em vão. Muitas árvores e matas estão por toda parte da cidade. Agora é tentador saber que estou à 100km do Pantanal ao Sul e 70km da Chapada dos Guimarães ao Norte. Mas tenho dez dias pela frente e tempo pra pensar no que fazer, enquanto isso torro no calor dessa cidade...

terça-feira, julho 03, 2012

Antepassado. Motivo de orgulho ou respeito apenas?

Sempre que ouço a palavra "antepassado" o que me vem à mente são os japoneses. Um povo que respeita e cultua muito os seus antepassados, é sagrado. A família é sagrada. Nunca tive antipatia pelo Japão e seus japoneses, mas também confesso que nunca tive vontade nenhuma de conhece-los à fundo, embora gosto de suas culturas. Mas há uns dez ou mais anos atrás fiquei meio chocado com a brutalidade dos soldados japoneses quando assisti ao filme Pear Habor, onde eles atacaram antes do amanhecer a base americana, matando muitos soldados que resultou na destruição atômica das cidades de Hiroshima e Nagazaki, findando a Segunda Guerra Mundial. E hoje essa revolta voltou. Ao assistir Flores do Oriente (Jin Lín Shí San Chai, China 2011) ou ainda "The Flowers of War China", que conta a história da guerra entre China e Japão em 1937, quando os japoneses se sagraram vitoriosos após conquistar a então capital chinesa, Nanquim, exterminando praticamente todo o exército chinês. O que mais incomodou não foi a carnificina sanguinolenta que se tornou a cidade, mas a brutalidade e crueldade dos soldados japoneses, que não poupavam a honra de crianças e  meninas virgens com seus doze anos incompletos. A trama é fictícia, onde um agente funerário americano, interpretado pelo ótimo Christian Bale, se torna o herói de um convento onde se encontram refugiadas as alunas sobreviventes e algumas meretrizes que ali se abrigaram para se esconder da violência japonesa. Mas a guerra foi muito real. E cruel. Então que orgulho é esse que os japoneses têm tanto por seus monstruosos antepassados??? 

Virando páginas

A vida é feita de momentos e todos eles foram maravilhosos. Mas quando os focos não são os mesmos não há por que seguir insistindo em alguma coisa que não vai dar certo. Fim de mais um ciclo. Página virando e que venha o próximo capítulo!

segunda-feira, julho 02, 2012

O que o cinema não mostra

Hoje eu assisti um filme que talvez o mundo não esteja preparado para assistir. Weekend (Inglaterra 2011) retrata uma realidade do mundo homossexual, onde dois homens jovens, se conhecem em uma balada e em meio à muita droga e alcool vivem uma história que dura pouco, mas o suficiente para retratar essa realidade. É um filme de cenas fortes. Acho que nunca assisti um filme tão real como esse.


domingo, julho 01, 2012

O próximo passo

E já que concluí a leitura de dois livros no mesmo domingo, tive que ir atrás de mais um para continuar minhas leituras. Nesse caso, como a temática é espirita, acredito que o livro foi quem me escolheu. O Próximo Passo, de Marcelo Cezar pelo espírito Marco Aurélio, aborda em um de seus temas principais a rejeição, e a forma como lidamos com ela. Adoro as obras desses autores, portanto acredito que será mais um livro que vai embora rápido. Já tenho que começar à pensar no próximo passo, digo, livro.

Leituras

Como tinha esquecido meu livro atual em casa, ainda no aeroporto de Congonhas comprei o Completamente Idiota, de Tommy Jaud, um sucesso de vendas na Alemanha que acabou virando filme na telona. O engraçado é que a leitura desse livro é tão gostosa e divertida que o terminei no vôo de volta, essa manhã para São Paulo.
E de volta à minha casa, concluí também a leitura de 1808, já que faltavam apenas dois capítulos para tal!