Enfim, o grande dia chegou.
São Paulo, 12 de junho de 2014. Estádio de Itaquera. Brasil e Croácia entram em campo para escrever o primeiro capítulo da Copa do Mundo FIFA 2014. Mas será que esse foi de fato o primeiro capítulo? O Brasil foi sede única para o mundial desse ano. Anunciado em 2007, tivemos 7 anos para nos programar para esse dia. Muitos gostaram, muitos não gostaram. E o que se ouviu muito por aqui, foi uma divisão de opiniões sobre se era ou não bom pro nosso país receber as outras 31 seleções de outros países para a disputa do maior sonho do futebol mundial, que nós brasileiros, já comemoramos por cinco vezes, coisa que ninguém mais no mundo o fez. Eu como fã incondicional do futebol fiquei muito feliz. Sonhava com esse dia. Com essa oportunidade de estar pertinho de uma copa do mundo, de respirar a copa do mundo. A turma do contra protestou. Muitos foram às ruas, brigar, quebrar, protestar, lutar por melhores condições na saúde, na educação, na segurança... Uma incerteza aumentava à medida que os anos foram passando e a copa se aproximando. Vai ter Copa??? Vamos estar prontos para receber esse evento tão importante? Estádios superfaturados, dinheiro público envolvido. Aeroportos precários. Sistema de transporte falho e insuficiente. A grande verdade é que o Brasil virou um grande canteiro de obras. E tudo que se vê hoje, são estádios lindos, alguns quase inacabados como o de Curitiba e até mesmo o de São Paulo. A infra-estrutura de cidades como Recife, Natal, Cuiabá e Manaus, precárias. Mas a Copa do Mundo começou.
E de perto eu pude conferir como seria esse grande evento. Em São Paulo hoje foi feriado. Ruas vazias, caminhos livres para chegar até o estádio no extremo leste da cidade. Ruas limpas, tudo muito organizado. Sem tumultos, sem badernas. E tudo o que vi em Itaquera e na cidade hoje foi digno de orgulho da minha cidade. Orgulho do meu país e do seu povo, que soube sim receber o maior evento do mundo futebolístico. Em campo, a nossa seleção tomou um susto quando Marcelo marcou um gol contra. O primeiro da Copa. O primeiro gol contra do Brasil em copas. Mas Neymar e Oscar, os melhores em campo, comandaram a virada e mesmo com um polêmico pênalti que não existiu, o Brasil venceu a Croácia por 3 X 1 para a festa da nação, até mesmo daqueles que protestaram contra esse momento único e especial na vida, principalmente, daqueles que estão aqui para ver.
Seja bem vindo mundo! O Brasil estará sempre de braços abertos para receber vocês. Sejam muito felizes em nosso lindo país e saibam desfrutá-lo sem moderação. São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Manaus e Cuiabá estarão lindas para vocês, assim como todas as outras cidades desse nosso grande país!