A VIDA É FEITA DE MOMENTOS... TÔ FAZENDO A MINHA HISTÓRIA!!!



domingo, novembro 18, 2018

Guarapari e Anchieta

NOVEMBRÃO NO ESPÍRITO SANTO: DIA 4

O dia amanheceu ensolarado em Vitória, então atravessamos a ponte e seguimos para o litoral sul do Espírito Santo. Fomos até Anchieta, onde nada acontece, especialmente num domingo. A Praia de Anchieta é vazia e marrom. Marrom barrenta mesmo. Só um ou dois pescadores se atrevendo no mar, e só. O jeito foi voltar para Guarapari, mas no caminho paramos para apreciar a beleza das praias de Parati e Ubu, ainda em Anchieta.



Em Guarapari fomos direto para o centro, onde fomos recebidos com uma chuvinha leve e fina. Mesmo assim conhecemos um pouca da história seguindo os passos dos Jesuítas: a Antiga Matriz, fundada pelo Padre José de Anchieta, as Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o Poço dos Jesuítas, que é uma engenhoca de quase 500 anos de idade, que ainda funciona, mas que lamentavelmente encontra-se no meio de muito lixo, retrato de um abandono vergonhoso  da prefeitura de Guarapari e/ou do Governo do Estado.

O jeito foi seguir para a Praia de Meaípe, 9 km do centro, onde o sol já nos aguardava e fomos direto almoçar. Seguindo a dica da nossa anfitriã, fomos comer a tradicional moqueca capixaba. No Cantinho do Curuca, um restaurante incrivelmente legal, onde sentamos em uma mesa com os pés na areia, e no caminho para o banheiro com janelas grandes de vidro com vista total da cozinha, revelando a produção de pratos e pratos de moquecas sendo preparadas para servir os clientes em grande produção. Provamos uma deliciosa e extremamente bem servida moqueca de camarão, que vem acompanhada de arroz e pirão de peixe, e ainda pedimos uma porção de pastéis de camarão, antes de receber a porção de camarões feitos como cortesia. Tudo muito saboroso, incluindo a sobremesa, também cortesia, torta de côco da casa, uma camada de pudim de leite com bastante côco ralado, debaixo de uma grande camada de uma espécie de espuma cremosa e consistente de claras batidas com açúcar. Na medida! 
Ficamos jogados na fina faixa de areia da praia de Meaípe, apreciando a linda visão do céu azul com o mar de varias tons de verde e turquesa, debaixo de um sol gostoso de 28º. Isso a tarde toda, quase 5 horas até decidirmos voltar para Vitória, à uma hora dali. 



Pra não perder o costume e aproveitando o passe mensal da Bike Vitória, pedalamos à noite por toda a extensão da Praia de Camburi em Vitória.