A VIDA É FEITA DE MOMENTOS... TÔ FAZENDO A MINHA HISTÓRIA!!!



segunda-feira, novembro 09, 2020

Anos 80| Década 1: A infância de um menino feliz da Zona Norte de SP

 Cheguei em casa e fui recebido pela minha irmãzinha de 1 ano, 11 meses e 2 semanas mais velha do que eu. E foi justamente quando ela estava prestes pra completar seu segundo ano de reinado na história das duas famílias (a primeira neta, a primeira sobrinha, a primeira filha, a primeira tudo...), eu cheguei pra estragar a festa.

E assim foi... durante uma década inteira dividindo o mesmo quarto, as mesmas brincadeiras, viagens e aventuras, que eu e minha irmã crescemos nas ruas de Santana e do Jardim São Paulo, na capital paulistana, viajando nas férias para a Praia Grande, praia de Fortaleza, em Ubatuba, praia de Boracéia, em São Sebastião e para Bauru, no interior do estado.


Tivemos uma infância rica comparada à realidade de muitas crianças da nossa geração, mas tb muito humilde, principalmente comparada aos nossos colegas do Colégio Jardim São Paulo, os burguesinhos da Zona Norte. Mas isso nunca fez de nós melhores ou piores do que ninguém, pois nunca nos faltou nada de essencial para sermos crianças felizes e saudáveis. Por falar em saúde, não fui uma criança tão saudável assim, devido às constantes crises de rinite, bronquite e o susto que uma glomerulonefrite que atingiu meus rins quando eu tinha 5 anos de idade, com a sombra da terrível meningite que tirava a vida de muitas crianças daquela época. Mas venci cada etapa pra hoje estar aqui contando a minha trajetória. No final dessa primeira década, experimentei o que é ser filho de pais separados, e a dores e delicias de ter duas casas.


Mas no geral fui uma criança feliz, marcado por uma década brilhante como foi os anos 80, repleto do amor de todos meus avós e bisavós, tias e tios, além do amor eterno dos meus pais e minha irmã. A nota triste foi que em 1986 eu experimentei o gosto amargo da morte, quando meu bisavô Antônio, o avô materno da minha mãe, fez sua passagem. Até hoje eu lembro daquele dia estranho, mas só mais tarde eu fui entender realmente o que era isso...